segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Projeto os Três Porquinhos



Foi através das sujestões das atividades dos professores da UFBA ,que veio a ideia de desenvolver um projeto didático na minha turma de educação infantil,o mesmo foi desenvolvido por outros professor da unidade escolar.Que foi um sucesso,conseguir
que a maioria dos meus alunos saísse do qualitativo para silábico alfabeto e alfabético.
Projeto
Didático
Projeto
Didático


Em busca do saber através dos contos

Tapiramutá-Ba, setembro de 2009.

Tema:
Os Três Porquinhos

Escola Municipal Maria Quitéria
Ensino Fundamental I / 1° Ciclo
Professores:
Dilma Santos: Pré I
Ozaneide Ribeiro: Pré II
Jean Andrade: 1° ano
Tatiane Nunes: 2° ano (A)
Geisa Mendes: 2° ano (B)
Claudinéia Queiroz: 3° ano (A)
Núbia Machado: 3° (B)
Coordenadora Pedagógica:

Janilda Ferreira
Diretora:
Ana Lúcia Mendes Novais

Tapiramutá-Ba, setembro de 2009.
Sumário


Justificativa -----------------------------------------------------------------------------03

Objetivo Geral --------------------------------------------------------------------------04

Aprendizagens Esperadas ----------------------------------------------------------05

Contos ------------------------------------------------------------------------------------06

Etapas -------------------------------------------------------------------------------------07

Intervenções ------------------------------------------------------------------------ ----08

Produto Final ------------------------------------------------------------------------ ---09

Avaliação ----------------------------------------------------------------------------------10

Anexos ------------------------------------------------------------------------------------12


“Ensinar não é Transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”.
Paulo Freire

Justificativa

Sentimos a necessidade de trabalhar com Projeto Didático pois contribui para a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos, e será utilizado como gênero textual contos, uma vez que o trabalho com histórias torna-se um amplo espaço de significações aberto as emoções, realidade e a imaginação.
Sendo assim, pelo encanto que produzem e pela importante função afetiva que tem para as crianças, é que contos merecem ser trabalhados em projetos e não apenas como simples “tapa-buraco” entre uma atividade e outra. Pois contos é um texto bom porque é completo, sendo uma história com estrutura de começo, meio e fim.
A relevância do trabalho com narrativas se caracteriza pelos seguintes aspectos é a possibilidade de conhecer, construir e contar boas histórias.
A proposta deste é que os alunos conheçam diversas histórias e seus ensinamentos. Mas, além de conhecerem, é importante que saibam recontá-las com segurança e fluência, reescrevê-las e criar para elas novas versões, que sintam prazer com a leitura desse tipo de texto, esteja lendo ou ouvindo o professor ler, e que produzam textos inspirados nos bons modelos de textos. Dessa forma, não apenas estarão trabalhando questões especificas da Língua Portuguesa, como também ampliarão seu repertório histórico cultural e suas experiências de convívio social.

Objetivo Geral

Possibilitar aos educando do Ensino Fundamental I a reflexão sobre a importância da leitura e da escrita, enfocando a diversidade textual como recurso necessário à prática de formação de leitores proficientes.

Objetivos a serem alcançadas pelo professor

• Assegurar diariamente a leitura oral;
• Problematizar os textos lidos através de perguntas orais e escritas;
• Promover a pesquisa no dicionário, do vocábulo desconhecido;
• Favorecer momentos de discussão coletiva, acolhendo as idéias dos alunos e possibilitando a troca de informações;
• Garantir o trabalho individual e em grupo para que os alunos possam ser parceiros, colocando em jogo saberes, tanto nas atividades de escrita como nas de leitura;
• Assegurar momentos de revisão textual visando a construção da aprendizagem no que se refere à reescrita de textos;
• Garantir a análise lingüística, nos textos fonte;
• Assegurar que os alunos produzam texto dentro do gênero proposto.

Aprendizagens Esperadas



• Valorizar e aperfeiçoar o trabalho com leitura para além do livro didático;
• Desenvolver o imaginário;
• Reescrever textos mantendo a seqüência dos fatos;
• Ler por prazer;
• Proporcionar a utilização da leitura como fonte de informação, recreação, instrução e prazer;
• Fazer antecipações e inferências em relação ao contexto;
• O texto oralmente, individual ou coletivamente, mantendo a seqüência dos fatos.
CONTOS


 Os Três Porquinhos ( reescrita );
 O Patinho Feio;
 Chapeuzinho Vermelho;
 Branca de Neve e os Sete Anões


 Apresentação do projeto (com slides de 21 a 25/09;

 Levantamento de sugestões para a culminância;

 Leitura pelo professor e alunos (28/09 a 02/10);

 Leitura de outras versões e (ou filme imagens) 06 e 07/10

 Produção de fantoches 13 e 14/10

 Planejamento de escrita (produção do TODE) 20 e 21/10

 Produção de texto (coletivo, individual ou em dupla) 27 e 28/10

 Revisão textual;

 Produção do livrinho 5 e 6/10;

 Dramatização 06/11.

Intervenções

 Reunir todos os alunos em uma sala;

 Registrar em cartaz e expor na sala;

 Roda de leitura de contos;

 Durante a semana ir lendo diversidades de contos;

 Os alunos irão fazer os desenhos conto escolhido.

AVALIAÇÃO
SERÁPROCESSUAL COM FOCO NA ORALIDADE,NA PRODUÇÃO DA REESCRITA DOS ALUNOS E SUA PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES EM GRUPO.

Nenhum comentário: